terça-feira, 12 de janeiro de 2016

RESSARCIMENTO A PRODUTORES RURAIS

Consultado com alguma frequência nos últimos tempos por agricultores da Região acerca da veiculação na imprensa do direito a ressarcimentos a que produtores rurais teriam em decorrência da aplicação do Plano Collor nos contratos agrícolas anteriores a 1990 (custeio e investimentos), eu e meus colegas de escritório, Carolina Giovelli Ribeiro e Clarindo Francisco Ames, fomos em busca de subsídios para uma resposta jurídica à controvérsia. É que, a respeito, os próprios consulentes traziam desencontradas informações, a mais gritante, a de que todos que tiveram contratos com bancos, naquele período, teriam direito à devolução dos valores pagos a mais.
Feitos os devidos estudos, passo a informar que o direito a ressarcimento foi reconhecido, sim, pelo Superior Tribunal de Justiça em favor de produtores rurais, pendente, apenas, um recurso protelatório - o jus sperniandi. Porém, e aqui também há um porém, a devolução não alcança a todos os agricultores, também não cobre a todos os contratos agrícolas da época e não se aplica contra todos os bancos. Limita-se, tão-só, aos contratos entre agricultores e o Banco do Brasil, excluídos, portanto, os demais, e mesmo em relação ao banco oficial, a decisão apenas alberga os contratos indexados à Caderneta de Poupança.
 Por que dessa limitação? Porque a poupança, indexador dos contratos à época, em março de 1990 rendeu 41,28% (Bônus do Tesouro Nacional), enquanto que o Plano Collor, ao desindexá-los da Caderneta de Poupança, cobrou 84,32% (Índice de Preços ao Consumidor). Portanto, cobrou 43,04% a mais. É, pois, a diferença a ser devolvida, corrigida e com juros. Mas por que os demais contratos agrícolas, da mesma época, não se enquadram na condenação e, por consequência, sem ressarcimento? Simples. Os contratos não indexados à poupança não tiveram o reajuste do IPC (84,32%), mas, sim, do BTN (41,28%). Logo, nada pagaram além da taxa contratada, a despeito do Plano Collor.
Em suma, aos contratos agrícolas indexados pelo BTN, lastreados pela Caderneta de Poupança do BB, foi aplicado o Plano Collor, que os corrigiu pelo IPC. No entanto, há advogados que estão vendendo facilidades. Por desconhecimento de causa ou por má-fé, não sei, dizem que todos os agricultores que tinham contratado, com qualquer banco, antes de março de 1990, têm valores a seres restituídos, o que não é verdade.  
A ação, depois de muitos anos de tramitação e de passar por diversas instâncias da Justiça, teve deferido o pedido que ordenou a aplicação do indexador contratado (BTN) e não aquele imposto pelo Governo através da MP nº 168, transformada na Lei nº 8.024/90 (IPC). O feito proposto pelo Ministério Público Federal, assistido por Federarroz e SRB, contra o Banco do Brasil, o Banco Central e a União Federal, alberga todas as pessoas enquadráveis na situação fático-jurídica descrita (efeito erga omnes).

Assim, os produtores rurais que se enquadrarem nas condições contratuais referidas, em tendo interesse, deverão procurar advogado de sua confiança. Lembro, porém, que procuração é um mandato que se outorga a quem se confia. O calote que um adv. de Passo Fundo aplicou (ações CRT), inclusive em pessoas daqui, é lição para não se esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário