segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O JULGAMENTO PELO TRF4 (III)

      O tiro saiu pela culatra. Lula está condenado também em 2ª instância. Estava na hora. A fúria do PT contra o juiz Moro é própria de quem não tem razão. Do Mensalão do PT, escândalo que nasceu e se multiplicou sob o seu nariz, Lula saiu ileso. Na época, se disse traído sem apontar traidor. Agora, Lula é ficha suja, mas continua candidato. Em verdade, sua candidatura nasceu com o desejo de ter foro privilegiado a fim de safar-se da prisão. O mesmo buscam seus comparsas Gleisi, Renan e Aécio - senadores candidatos à Câmara, para a qual são necessários menos votos.
      Aqui, comentei algumas teses do recurso de Lula contra a sentença Moro. Mas nem todas. É que, para tanta asneira, seria necessário muito mais espaço. Hoje, trago mais uma pérola do Lula, com a qual ele pretendeu demonstrar que o TRF4 também o perseguia. Relaciona-se a Carlos E. Thompson Flores Lenz, Pres. da Corte. O desembargador estaria contaminado pelo vírus do mal por ser bisneto do Gen. Thompson Flores, que atacou Canudos quando também foi morto Antº. Conselheiro.
      Assim, mesmo depois de 112 anos daquele sangrento episódio, para Lula o magistrado “é da mesma linhagem do bisavô” e o enxergaria “como cidadão de Canudos.” Logo, pelo viés vitimológico, para Lula nenhum descendente do General se livrará do DNA da virulência. Também o princípio da pena não transcender a pessoa condenada, não se aplica à descendência Thompson Flores.
      Lula lembra a Fábula “O Lobo e o Cordeiro”, do poeta Jean de La Fontaine (1621-95), a qual relata que um cordeiro estava bebendo água num riacho. Ao levantar a cabeça, avistou um lobo, também bebendo água, o qual indagou: “Como tu ousas sujar a água que estou bebendo?” O cordeiro, já de pernas frouxas, respondeu: “mas Lobo, o senhor está acima do lugar em que me encontro, e a água corre de cima para baixo. Portanto, como poderia eu sujar sua água?” Mesmo sem argumento lógico, o lobo revidou: “No ano passado, o seu pai sujou minha água”.
      Justiça seja feita ao lobo: ao voltar no tempo, retrocedeu apenas até o pai do cordeiro prestes a ser devorado (uma geração). Já Lula recuou 4 gerações para agredir Thompson Flores. Lula, o mesmo que sabe tudo (quando lhe convém) e, ao mesmo tempo, não sabe nada (quando também lhe convém), flechou o bisavô para atingir o bisneto (o Presidente do TRF4). Para Lula, o vírus genético dos Thompson Flores se transmite de geração em geração (já são 4), sem mutação.
Moral da fábula: A razão do mais forte - ainda que ao arrepio da lógica e da verdade - é sempre a melhor. Nada a ver com Lula, é claro. A referência é mero exercício de ficção, pois Lula é de Pernambuco, Canudos fica na Bahia e La Fontaine era francês.
Confirmada a condenação em 2º grau (3x0) com pena maior (9 anos e 6 meses p/ 12 anos e 1 mês), o populista Lula, para uma plateia que só o aplaude, se comparou a Tiradentes e Mandela. Não, Lula!   Os mártires, respectivamente, do Brasil e da África do Sul não “ganharam” Triplex. Aliás, nem um puxadinho na periferia de Guarujá/SP.
      No caso Triplex, a grande lição deixada pela Justiça: ninguém está acima da lei. Mas como Lula não vai se calar, com Marco Túlio Cícero (advogado, político e filósofo,106-43 a.C.) digo: “Até quando, ó Catilina, hás de abusar da nossa paciência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário